top of page

 

 

É importante ressalvar que este site irá abordar apenas o furano como composto, e não a classe de compostos frequentemente designados de furanos (como os nitrofuranos, dibenzofuranos e o metilfurano).

Industrialmente o furano é produzido a partir do furfural, pela remoção de uma molécula de monóxido de carbono (descarboxilação), após oxidação a ácido furano-2-carboxílico, na presença de ácido sulfúrico.

 

O mecanismo por detrás da formação do furano em alimentos ainda não está totalmente esclarecido. Contudo, foi demonstrada a importância das altas temperaturas para a sua produção, sendo que em produtos processados a temperaturas superiores a 100ºC já e detetado este contaminante. Um caminho proposto para a formação do furano é a degradação térmica ou rearranjo de compostos orgânicos, principalmente hidratos de carbono mas também ácido ascórbico, aminoácidos e ácidos gordos polinsaturados.

 

 

 

 

O furano é quimicamente um éter cíclico aromático. É um composto incolor, possui baixo peso molecular (68,08 g/mol), é altamente volátil, inflamável e líquido à temperatura ambiente. Possui um ponto de ebulição de 31ºC, é solúvel em solventes orgânicos apolares (como álcool, benzeno e acetona) e insolúvel em água.

 

Figura 1: Estrutura química do furano 

O que é?

bottom of page